VOLUNTARIADO NO 2º CICLO
07-06-2024
As alunas do 2º Ciclo do Colégio Mira Rio, têm vindo a desenvolver, de há uns anos a esta parte, um Projeto de Voluntariado, com o Centro Comunitário de Telheiras. As atividades têm lugar uma vez por mês, para cada uma das 4 turmas que o compõem, garantindo uma alternância salutar entre as turmas do 5º e do 6º ano. Vamos deixar que sejam elas a relatar-vos a sua magnífica experiência.
“Esta parceria, ou melhor, esta aventura, começou pela 1ª vez há uns anos atrás com as alunas que estão agora no 10º ano. Após alguma investigação da nossa parte, descobrimos coisas incríveis! Sabiam que estas meninas tiveram aulas de dança com os utentes do centro, nas tardes livres de 5ªf, com uma professora a quem lhe faltava um braço, e que acabaram o 2º ciclo a dançar todos juntos, em pleno Parque Eduardo VII?
Pois este foi apenas o início de uma longa história. Uma história que fala de generosidade, de partilha, de solidariedade, de espírito de serviço, de encontro de gerações, de tempo para os outros, de transformação, de ternura e, acima de tudo, de muita alegria.
De lá para cá, muitas têm sido as alunas que se deslocam, periodicamente, ao centro de dia, para dar um bocadinho do seu tempo a quem mais precisa. Afinal, qual de nós pensaria em deixar de viver uma experiência tão enriquecedora e tão gratificante?
E agora que chegou a nossa vez, queríamos contar-vos um bocadinho do que vamos lá fazer! Pois fiquem a saber que temos um cardápio de atividades, sempre muito variado! Ora jogamos jogos tradicionais, dentro e até fora do centro, quando o tempo o permite, ora cantamos e bailamos, ora trocamos presentes, nas épocas festivas, e há até quem tenha por lá amigos diletos e troque com eles correspondência! E que contentes ficamos quando recebemos as nossas cartinhas! É uma forma de nos conhecermos melhor, partilharmos um pouco as nossas histórias e puxarmos pelos nossos amigos, cujas cabecinhas, nalguns casos, estão já um bocadinho esquecidas.
No passado mês de Maio, mês de Nossa Senhora, tivemos, inclusive, o privilégio de ir rezar o Terço com os utentes do Centro, muito bem acompanhadas pelos membros da Irmandade da Misericórdia de São Roque de Lisboa. E não nos limitámos a rezar. No intervalo de cada Mistério, dedicámos alguns cânticos a Nossa Senhora. Foi mesmo bonito!
Num ano em que tanto se falou das Memórias, este nosso Projeto não poderia ser mais apropriado. E queremos dar-vos um conselho: Não percam as vossas memórias! No que nos diz respeito, dada a nossa tenra idade, ainda estamos a construí-las. Quanto a estes nossos amigos, que tanto prazer temos tido em acompanhar, damos o nosso melhor para que não percam as deles. E uma coisa é certa, além de ficarem na nossa memória, vamos guardá-los para sempre no nosso coração.”