Prelado do Opus Dei visita o Mira Rio
06-10-2023
Neste dia tão especial em que se assinala a canonização de São Josemaria, o santo que inspirou os nossos colégios, tivemos a imensa alegria e honra de receber a visita do Prelado do Opus Dei no Mira Rio, no âmbito da sua viagem apostólica a Portugal.
Mons. Fernando Ocáriz, o Padre, chegou pontualmente, tendo sido recebido pelo Conselho de Administração, pela Direção, Assessoras, pelo Casal Coordenador da Colaboração Familiar, assim como representantes de todos os alunos do Colégio.
Sabendo que apenas disporíamos de 20 a 30 minutos de visita, quisemos que pudesse estar com todas as pessoas do Mira Rio, pais, professoras, colaboradoras e alunas. E que pudesse ter uma visão global do que é o nosso colégio.
A entrada fez-se ao som do hino do Mira Rio, entoado pelas alunas do 1º ao 6º ano, juntamente com as crianças da Creche e Infantil, professoras, educadoras, auxiliares e assistentes educativas, no recreio central. Logo em seguida dirigiu-se à Capela, onde benzeu a nova imagem de São José, a que se seguiu o hino de São José cantado pelas alunas dos 7ºs anos.
Sendo Mons. Fernando Ocáriz físico de formação, nada como poder ouvir algumas alunas dos 9ºs anos a relatarem uma experiência sobre o movimento e repouso dos corpos. As alunas ficaram muito felizes com esta visita, bem como com a mensagem que lhes deixou no próprio referencial!
A visita prosseguiu até à Biblioteca do Colégio, não sem antes poder cumprimentar as alunas dos 8ºs anos e as suas diretoras de turma, que se encontravam na ponte que liga os dois edifícios. Por todo o lado onde passou, Mons. Fernando Ocáriz foi recebido com muitos sorrisos e alegria, amplamente retribuídos.
A parte final da sua visita incluiu umas boas-vindas especiais e muito divertidas a cargo de duas alunas do 3º ciclo, a imposição da Faixa do Colégio e o nosso presente, um azulejo pintado à mão com uma representação da Nossa Senhora da Capela do Colégio. Mas o melhor presente foi o do Padre – as palavras que nos dirigiu, às alunas do 9º ano até ao IB, às professoras, pais e alguns convidados, que aqui transcrevemos:
«Bueno ahí estáis. Hablo en castellano porque no tengo la alegría de poder hablar en portugués ¡qué le vamos a hacer!
Estáis aquí alumnas, profesores, padres, personas de diversas edades, pero todos y todas, en el fondo lo mismo, que es la dicha de conocer a Dios, la dicha de tener también nosotros aquí en esta sede, en este colegio personal, ocasión de formación, de dar formación, de recibir formación. En el fondo recibir formación, todos recibimos formación siempre, no penséis las que estáis acabando ya el colegio: pues que acaba el colegio y la formación termina. Toda la vida tenemos que formarnos para cada vez ir mejorando, ser mejores personas y, sobre todo, identificarnos más con Jesucristo, que esa es la formación a la que tiende toda la formación.
Bueno, pues nada, os encomiendo y os doy las gracias por este recibimiento que me hacéis. Y ahora os doy la bendición para que todo lo que tenéis que hacer, vuestro trabajo, vuestros estudios, todas las intenciones, que las pongamos delante del Señor.
Que el Señor esté en vuestros corazones, en vuestros labios, en vuestras familias, en vuestros estudios, en vuestros trabajos, en todas vuestras intenciones y en vuestra alegría,
† En el nombre del Padre, del Hijo y del Espíritu Santo.
Muchas gracias por esto.»
«Bom, aí estão. Falo em castelhano porque não tenho a alegria de poder falar em português, o que é que podemos fazer?
Estais aqui, alunas, professores, pais, pessoas de diferentes idades, mas todos para o mesmo, que é a alegria de conhecer Deus, a alegria de ter também aqui neste lugar, neste colégio, a oportunidade de formação, de dar formação, de receber formação. No fundo, todos nós recebemos formação, recebemos sempre formação. Não pensem, aquelas que estão a terminar os estudos: o colégio terminou e a formação acabou. Durante toda a nossa vida temos de nos formar para sermos cada vez melhores, para sermos melhores pessoas e, sobretudo, para nos identificarmos mais com Jesus Cristo, que essa é a formação à qual tende toda a formação.
Bem, rezo por vós e agradeço-vos este acolhimento. E agora dou-vos a minha bênção para que tudo o que tiverem de fazer, o vosso trabalho, os vossos estudos, todas as vossas intenções, as coloquemos diante do Senhor.
Que o Senhor esteja nos vossos corações, nos vossos lábios, nas vossas famílias, nos vossos estudos, no vosso trabalho, em todas as vossas intenções e na vossa alegria,
† Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Muito obrigado por isto».
Terminou com a sua bênção, tendo-nos deixado no Livro de Honra “Com mi más cariñosa bendición, y mi oración por todas las que trabajáis y estudiáis aquí”.
Querido Padre, obrigada por nos visitar!