O 8º ano no Instituto Superior Técnico

O 8.º ano visitou o Instituto Superior Técnico no âmbito do programa “cocktail de Ciências”, que é uma iniciativa do Centro de Recursos Naturais e Ambiente.

Fomos recebidas com um questionário sobre Geologia, Física, Química e Matemática. Seguidamente fomos desafiadas a testar o efeito dos incêndios nas principais rochas utilizadas nos monumentos portugueses. Seguiu-se a análise da composição de três águas nacionais e relacionámos essas características com as propriedades das rochas que atravessam.

Por fim fomos investigadoras criminais, utilizando vestígios de materiais geológicos para eliminar suspeitos de um assalto.

Terminamos com uma útil explicação de como funcionam os satélites e a localização por GPS.

Foi uma manhã muito bem passada, na qual relacionamos conhecimentos adquiridos em diferentes disciplinas de uma forma prática e divertida.