Aulas de Robótica

Com a segunda “edição” do projeto das aulas de robótica no Colégio Mira Rio, pretende-se continuar a contribuir para o desenvolvimento de capacidades associadas ao pensamento computacional, à literacia digital e fomentar competências transversais ao currículo das alunas.

Mais uma vez, este projeto irá utilizar a programação e a robótica como ferramenta para “apoiar”/”fomentar” ideias, criatividade, colaboração e resolução de problemas, assumindo uma perspetiva pedagógica motivadora. Este ano os temas dos trabalhos de grupo desenvolvidos pelas alunas irão enquadrar-se no tema do Mar, implementando, de uma forma simplista, robôs que exploram o oceano, recolhem amostras do mesmo e ajudam a limpar as praias e o mar. Com estes projetos pretende-se que as alunas não só desenvolvam conhecimento sobre programação e robótica, mas também que pensem e de forma crítica em relação ao tema (O Mar) e proponham formas de como no futuro poderemos utilizar robôs como soluções para aumentar o conhecimento humano sobre o mar e a sua biodiversidade, bem como diminuir o impacto antropogénico nos oceanos.

Finalmente, tal como aconteceu na “edição” anterior do projeto, é esperado que as alunas revelem entusiasmo ao longo das aulas lecionadas e que demonstrem espírito de entreajuda, não só dentro dos grupos, mas também com as restantes colegas.