Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Cookies

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fechar    Colégio Candidaturas Oferta Educativa Informações IB World School Alumnae Pais e Alunos
COLÉGIO MIRA RIO

40 ANOS DOS COLÉGIOS EM ENCONTRO DAS FAMÍLIAS

 

Decorreu no sábado, dia 21 de setembro, em Lisboa, um Encontro das Famílias para celebrar os 40 anos dos Colégios Fomento. Foi um evento marcante, que reuniu Pais, alunos, professores e funcionários, durante um dia intenso, em que a palavra dominante foi OBRIGADO!

Na sessão da manhã, depois das palavras de abertura do Presidente do Conselho de Administração, Dr. Jorge Maciel, foram homenageados os Pais e alunos Fundadores, Professores e funcionários que se encontram a trabalhar nos colégios desde a primeira hora.

Seguiu-se um momento de homenagem a todos os Colaboradores que estão connosco há mais de 25 anos, bem como aos Antigos Alunos que hoje fazem a diferença em Portugal e no mundo, representados nesta cerimónia pela investigadora Ana Vaz, pelo escritor Afonso Cabral, pelo artista plástico Diogo Muñoz, pelos empreendedores Pedro Pissarra e Chef Kiko.

Dando desde já os parabéns a todos os homenageados, foi com enorme satisfação que no Colégio Mira Rio assistimos à distinção da antiga aluna Ana Vaz, licenciada em Biologia Celular e Biotecnologia e mestre em Imunologia. Após terminar o mestrado juntou-se ao laboratório do neurocientista Dr. Rui Costa, onde esteve envolvida em vários projetos de investigação em neurociências tanto na Fundação Champalimaud, em Lisboa, como na Columbia University, em Nova Iorque. Ainda como parte desta equipa enveredou por uma vertente de gestão de ciência onde tem feito carreira nos últimos 10 anos. No início de 2019 regressou à Fundação Champalimaud onde é coordenadora dos serviços de gestão de colónias e genotipagem do departamento de investigação Champalimaud Research.

 

A distinção do artista plástico Diogo Muñoz, pai de duas alunas do Colégio Mira Rio, foi também para nós motivo de grande orgulho. De entre muitas outras coisas que compõem o seu curriculum, pintou para a Expo 98 com os murais no Pavilhão da Cruz Vermelha, já expôs em Pequim, Milão, Florença, Madrid, Granada, Almeria, Valença, San Sebastian, Málaga, Santiago de Compostela, Salvador (Brasil), Macau, Sintra, Londres, Madrid, Funchal, Cádis, Lisboa, Hong Kong, Nova-York, entre outros.

 Aos 46 anos, o Diogo prepara-se para inaugurar uma exposição em Lisboa sobre Dom Quixote, refletindo sobre o papel da loucura e da fantasia dos livros de cavalaria na realização humana.

No que diz respeito às professoras lembradas neste dia, contámos entre muitas caras conhecidas, com a presença da Dra. Luísa Moreira Braga, professora no colégio desde a primeira hora e durante 40 anos e com o discurso emotivo da professora Luísa Liberal, em representação das professoras com mais anos de Colégio Mira Rio.

 

 Homenagens feitas, ao final da manhã, celebrou-se a Missa, seguindo-se um almoço de convívio entre todos os participantes.

 

A tarde foi dedicada a um momento de formação que contou com uma mesa redonda sobre “Os desafios da Educação na Era do Digital”, em que foram oradores Frederico Macias, Marco Frazão e Mariana Gomes (antiga aluna do Mira Rio), com a moderação de Tiago Silvério Marques.

Um dos momentos altos do dia foi a participação das Alunas de Dança Contemporânea do Colégio Horizonte, orientadas pela professora Teresa Peres, que ofereceram aos participantes deste encontro um maravilhoso momento artístico.

O dia terminou com a conferência “Um Colégio para o século XXI”, por Joan Curcó, Diretor Geral de Fomento de Centros de Enseñanza (España).

Foi um dia marcante para todos os presentes, que partiram com o desafio de continuar a sonhar e inovar como desde há 40 anos!

Galeria