Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Cookies

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fechar    Colégio Candidaturas Oferta Educativa Informações IB World School Alumnae Pais e Alunos
COLÉGIO MIRA RIO

ENTREGA DAS INSÍGNIAS ÀS ALUNAS FINALISTAS DO 1º E 2º CICLO

 

No dia 19 de junho, as alunas do 4º e do 6º ano tiveram a sua cerimónia de finalistas do respetivo ciclo. Teve lugar no colégio, com a participação das famílias. 

As alunas receberam nesta cerimónia uma insígnia, que integra o escudo do colégio. As alunas do quarto ano receberam a insígnia verde, com a nau de São Vicente bordada. Este símbolo, para além de indicar a ligação do colégio à cidade de Lisboa, remete igualmente para dois aspetos do caráter que o projeto educativo do Colégio Mira Rio tenta desenvolver nas alunas: a integridade e a fortaleza, nomeadamente na defesa e coerência com os ideias cristãos e humanistas aprendidos no colégio. Esses valores são igualmente recordados na insígnia entregue às alunas do 6º ano: a insígnia encarnada, com as cruzes de Cristo, que, para além de remeter para o valor do amor ao nosso país, Portugal, simboliza também a inspiração cristã do projeto educativo do colégio.

A imposição das insígnias foi precedida de uma simpática intervenção da Teresa Gouveia, antiga aluna do colégio. Juntamente com as alunas do 4º e 6º anos a Teresa fez uma reflexão sobre as características que distinguiam as alunas que recebiam a formação neste colégio, ao longo de vários anos. Salientando que ela tinha recebido essa educação desde o Pré-escolar até ao 12º ano de escolaridade, realçou os valores da integridade, da honestidade, do espírito de serviço e do trabalho bem feito, como pilares de uma personalidade amadurecida com a ajuda de professoras e precetoras. Animou ainda as atuais alunas a aproveitar todas as oportunidades de desenvolvimento pessoal e académico que o colégio lhes proporciona.

A esta intervenção seguiram-se ainda umas palavras da Senhora Diretora, Drª Sónia Centeno Lima, e de duas mães da Colaboração Familiar: a Engª Maria João Esteves, do 4º ano e a Drª Filipa Castanheira, do 6º ano. Ambas agradeceram a colaboração do colégio na educação das filhas, referindo igualmente a confiança que este projeto lhes merece.

Seguiu-se um momento musical, preparado por todas as alunas com a ajuda das professoras de Música e de Inglês. Decorreu em seguida no pátio do colégio o jantar das famílias, entre conversas e brincadeiras das alunas. No final, chegou a altura de as alunas do 6º ano apresentarem para todos as coreografias por elas preparadas, com a monitorização das respetivas Diretoras de Turma.

Foi sem dúvida um momento que será recordado por todas estas meninas e pelas suas famílias. Decerto que todas levam nos seus corações e nas suas mentes as palavras da canção que as alunas do 4º ano cantaram e interpretaram na flauta. Este tempo “passou num instante, mas foi importante; nunca o irão esquecer” e para o ano prometem voltar, para “muito crescer e aprender”.