Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Cookies

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fechar    Colégio Candidaturas Oferta Educativa Informações IB World School Alumnae Pais e Alunos
COLÉGIO MIRA RIO

"E se eu fosse... " Estágios Profissionais- 9º Ano

Na interrupção letiva da Páscoa, as alunas do 9.º ano tiveram a oportunidade de realizar estágios de curta duração em diferentes áreas profissionais no âmbito do projeto “E se eu fosse…”. O objetivo deste projeto é proporcionar às alunas um conhecimento mais profundo de diferentes percursos profissionais e conhecer a realidade diária de variadas profissões, por forma a ajudá-las na sua orientação vocacional.

 

Testemunhos das alunas:

“Em relação aos estágios que realizei, destaco como mais marcante ter-me sido dada a oportunidade de perceber o trabalho de equipa desenvolvido nas diferentes áreas da saúde em prol dos diabéticos. Tive também oportunidade de aprender sobre as complicações que podem estar associadas a esta doença. Fomos muito bem recebidas, uma vez que toda a equipa era muito acolhedora e predisposta a explicar tudo.”

 

“No estágio de Fisioterapia, consegui perceber o papel desta área de intervenção na evolução e reabilitação dos pacientes. Neste estágio também assisti a uma sessão na piscina para doentes com Parkinson e observei uma consulta de terapia da fala. Considero que este projeto é uma ideia fantástica, uma vez que nos permite perceber melhor o dia-a-dia de cada profissão. “



“Através do meu estágio em Veterinária fiquei a perceber como é o dia-a-dia de um veterinário. Acompanhámos um gato com problemas no fígado e treinámos a execução de suturas. Gostei muito da experiência.”

 

“Nesta interrupção letiva, tive oportunidade de acompanhar profissionais de Enfermagem e Cardiopneumologia na Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal. Para mim foi uma ótima oportunidade porque pude ver como é o quotidiano de profissionais que escolheram áreas parecidas com as minhas áreas de interesse. Além disso, tive oportunidade de acompanhar o tratamento de pacientes afetados por uma doença que existe na minha família, o que me inspirou a estudar e aprofundar os meus conhecimentos para que, talvez, possa vir a encontrar formas alternativas de tratá-la, no futuro. Foi uma experiência incrível e enriquecedora.”



“No estágio de Cirurgia tivemos oportunidade de visitar um hospital: visitámos os armazéns, laboratórios de análises, salas de exames e até o bloco operatório. Pudemos experimentar um pouco da rotina de um cirurgião e percebemos como decorre o funcionamento de um grande hospital.”



“O estágio de gestão revelou-se bastante interessante. Aprendi o papel da gestão nas várias áreas, nomeadamente na contabilidade, recursos humanos, marketing, entre outros. Depois deste estágio, percebi que posso ter inclinação para a área de recursos humanos e marketing.”



“No atelier de Arquitetura fomos muito bem recebidas. Explicaram-nos as diferentes fases de execução de um projeto e também a importância da informática nesta área. Fiquei com uma ideia totalmente diferente desta profissão! Gostei imenso desta experiência!”

 

“Na visita à Assembleia da República tive oportunidade de aprender como funciona o Parlamento, como são eleitos os deputados e como decorrem os trabalhos parlamentares. Assisti ao plenário de sexta-feira, que foi muitíssimo interessante. Gostei muito desta experiência”.



“Através do estágio em Engenharia Espacial aprendi que esta área é muito mais abrangente do que eu imaginava! Mostraram-me vários projetos em curso e explicaram-me, com muita simpatia, as suas várias fases e implementação.”

 

“O estágio que realizei na área da Nutrição permitiu-me perceber que uma alimentação de qualidade é muito mais do que simplesmente ingerir mais alimentos saudáveis. Percebi a necessidade de adaptar e escolher os alimentos em função de cada caso. É uma área muito interessante e com a qual me identifiquei de imediato.”

 

“O estágio na Associação Protetora dos Diabéticos permitiu-me aprender bastante sobre a avaliação do estado de saúde de uma pessoa diabética. Em relação ao estágio em Fisioterapia achei fascinante a forma como os tratamentos e treinos são personalizados para cada situação clínica. Também aprendi bastante sobre os diferentes tratamentos que podem ser realizados. Todos os profissionais que nos receberam foram muito simpáticos e esclareceram-nos todas as dúvidas. Estes estágios foram muito úteis para compreender como é a realidade diária das áreas em que estamos interessadas.”

 

Galeria