Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Cookies

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fechar    Colégio Candidaturas Oferta Educativa Informações IB World School Alumnae Pais e Alunos
COLÉGIO MIRA RIO

6ª Edição do Congresso "O que de verdade importa"

No dia 2 de Abril, as aulas do 12º ano assistiram às conferências da 6ª edição do Congresso “O que de Verdade Importa.” Foram acompanhadas pelas Professoras Nélia Simões e Cristina Peixinho, que as incentivaram a escutar todos os testemunhos atentamente.

 

Neste congresso, as alunas ficaram a conhecer várias experiências de vida, através dos testemunhos de alguns oradores: Henri Turquin, Jorge Font, Lourenço Macedo Santos e Kenneth Iloabuchi. Estes testemunhos ajudaram, de alguma forma, as alunas a perceber o verdadeiro valor da vida, a importância de não julgar as pessoas, de que forma as circunstâncias nos fazem, por vezes, agir de forma mais ousada, entre outros aspectos. As alunas puderam perceber que é importante não desistir dos sonhos, porque afinal “somos todos capazes de mudar o mundo”, se tivermos fé e soubermos ajudar o próximo em tudo o que conseguirmos.

 

De todos os testemunhos, as alunas salientaram as histórias de Jorge Font e Kenneth Iloabuchi. Jorge Font era um atleta, homem ativo e muito dinâmico, que sofreu um acidente de esqui aquático que o deixou tetraplégico. No entanto, a sua energia, o apoio da família e o carinho dos amigos fizeram com que nunca desistisse. Hoje, é casado e tem um filho, Pablo, a quem ensina esqui aquático, pois considera que nunca devemos ficar prisioneiros das nossas tragédias.

 

Um outro testemunho impressionante foi o relato feito por Kenneth Iloabuchi, um imigrante nigeriano cujo sonho era estudar Direito em Londres. Por isso mesmo, deixou-se envolver nas redes de imigração clandestinas, foi preso em Marrocos, abandonado no deserto por quatro dias, e testemunhou muitas mortes de companheiros. Kenneth atravessou o Mediterrâneo num frágil bote de borracha e conseguiu chegar a território espanhol, onde foi ajudado e começou a trabalhar. Ali se começou a converter lentamente e com muita cautela. Finalmente, percebe-se que os caminhos de Deus são insondáveis: hoje, Kenneth é um padre ativo e que se dedica a contar aos jovens como é crucial não desistir.

 

As alunas acreditam que mais do que histórias, os oradores são exemplos de superação a seguir.

Galeria