“Work Out" Challenge

Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2018, as estudantes da turma do 10.º ano do Colégio Mira Rio foram desafiadas a viver diferentes experiências de profissões das quais tinham mais curiosidade de conhecer.

Esta atividade, proposta pelas professoras do 10.º, teve como principais objetivos permitir às alunas desenvolver a sua iniciativa, perseverança, resolução de problemas, tomada de decisões e promover a cooperação com os outros.

A escolha dos locais para realizar o “Work Out Challenge” foi livre, ficando à responsabilidade de cada aluna, permitindo que cada uma pudesse explorar a sua curiosidade e interesse.

Os locais pelos quais as alunas passaram foram muito diferentes, como por exemplo, uma loja de roupa feminina (Emporio N), o Jardim Zoológico de Lisboa, as creches e os jardins de infância do Colégio Planalto e do Colégio Mira Rio, a Polícia Judiciária, o Hospital Beatriz Ângelo (unidade de oncologia), o Biotério do IHMT, o ICNF, entre outros.

Depois de todas as diferentes experiências e informações recolhidas pelas alunas, foi pedido um relatório onde tivessem que apresentar os locais por onde passaram, a justificação da escolha dos mesmos, as tarefas que realizaram, o que gostaram mais e menos e a sua opinião sobre este género de atividades.

Sem dúvida, este tipo de iniciativa é importante para as alunas esclarecerem as suas dúvidas sobre as diferentes profissões e perceberem a realidade do mundo do trabalho e, por isso, deveria repetir-se mais vezes.

Assim, as alunas agradecem a todas as entidades que aceitaram este desafio, por ajudar cada uma a viver o papel dos adultos durante três dias.

Leonor R.

Deixamo-vos alguns testemunhos:

Foi incrível, mas é importante escolher bem e com tempo. Não se esqueçam de cuidar do planeta. Nazarina M.

Adorei os meus estágios na PJ e no Jardim Zoológico. Ambos me consciencializaram para a importância do trabalho de muitas pessoas, que muitas vezes não reconhecemos: os técnicos de identificação de falsificações de documentos ou o biólogo dedicado à investigação zoológica. Inês A.

Gostei muito do meu estágio na empresa TIPS4Y. Aprendi muitas coisas na área da informática e me fizeram crescer como pessoa na área do trabalho. Espero um dia repetir a mesma experência. Catarina A.

Estagiei na creche do Planaltinho e gostei muito desta experiência! A iniciativa “work out” foi, para mim, útil porque me permitiu experimentar uma profissão que, no futuro, poderá vir a ser o meu emprego. Mafalda Q.