Ida dos Colégios a Fátima

Para cumprir a tradição mas, sobretudo, cheias de devoção, agradecimento e muitas intenções, as famílias dos quatro Colégios Fomento encontraram-se em Fátima no passado dia 19 de Maio.

É muito bonito testemunhar o empenho de todas as famílias na preparação deste encontro e na forma como o vivem.  O Mira Rio foi o colégio organizador do encontro, neste ano letivo em que foram inauguradas as novas instalações em Telheiras. Foi, por isso, ainda mais especial!

Pessoalmente, impressiona-me, sinceramente, a piedade e a alegria das alunas: as meditações do terço escritas pelas mais velhas, o coro com alunas de todos os anos, as ofertas a Nossa Senhora, o aprumo das fardas (sobretudo aquelas que tinham peregrinado a pé), os orgulhosos laços nos cabelos...

Às 14h, sem atrasos, começou a recitação do terço. A solenidade de todos, até dos alunos mais pequenos com as suas dezenas - oferecidas pela colaboração familiar – é impressionante. Seguiu-se depois a Santa Missa na Basílica da Santíssima Trindade, mais uma vez, muito participada por todos os alunos dos quatro Colégios. E terminámos o dia em festa, num lanche (generosamente) partilhado por todas as famílias onde não faltou o futebol (afinal, há 2 colégios de rapazes!!!).

No coração, trazemos todas as memórias do que vivemos e o eco das palavras da homília: “Não se pode ser Santo de costas voltadas para Maria”! De olhos postos no Céu, certos do muito que devemos à intercessão de Nossa Senhora, temos marcado novo encontro no próximo ano!

(Margarida Saquete, mãe do Colégio Mira Rio)