Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Cookies

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fechar    Colégio Candidaturas Oferta Educativa Informações Alumnae Pais e Alunos
COLÉGIO MIRA RIO

O 1º ciclo conheceu "Os nossos amigos robots"

No dia 2 de maio, a seguir a um retemperador feriado, a manhã não podia ter começado de melhor maneira! As alunas do 1º ciclo saíram das suas salas para assistirem a uma palestra sobre robótica, denominada “Os nossos amigos robots”, proferida pela Professora Doutora Isabel Ribeiro, do Instituto Superior Técnico.
Nesta palestra, as alunas aprenderam que os robots não são humanos, mas também não são apenas máquinas telecomandadas. Perceberam que os robots são criados para servir os humanos e, por isso, conseguem desempenhar muitas das suas funções como andar, ouvir, ver e até mesmo cheirar.
Começaram por conhecer o robot “Curiosity”, que foi enviado para Marte com o objetivo de pesquisar a existência de água neste planeta. Este robot mantinha-se ativo, tão longe da Terra, graças a painéis solares que alimentavam as suas baterias.
Depois, conheceram o “Gasparzinho”, um robô social da ala pediátrica do IPO - Instituto Português de Oncologia, capaz de animar e fazer rir as crianças ali internadas, e cujo principal objetivo é combater o isolamento, estimulando a relação de grupo.
Descobriram depois que existe o “Chico” - um robot humanóide, com a altura de uma criança de 3 anos, capaz de escolher e agarrar objetos com as suas mãos mecânicas.
Viram ainda robots com várias utilidades: busca e salvamento em situações de emergência, cadeiras de rodas movidas pela ação dos olhos, cães robots que jogam futebol e ainda um carro não tripulado, capaz de parar nos semáforos vermelhos e abrandar nas passadeiras.
Nesta palestra as alunas aprenderam quais são os componentes básicos de qualquer robot e o modo como os robots funcionam, sempre num ciclo de: veem ou ouvem, pensam e atuam. 
No final, puderam colocar questões tão pertinentes como: Eles são capazes de cheirar? Como? São capazes de comer? Como é que eles conseguem ver? Como é que o carro consegue andar sozinho? Não tem acidentes? Todas as perguntas foram respondidas com imensa clareza pela cativante Professora Isabel Ribeiro, que se comprometeu receber as nossas curiosas alunas no seu local de trabalho, para assim conhecerem e verem a funcionar os seus robots.
 

Galeria