Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Cookies

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fechar    Colégio Candidaturas Oferta Educativa Informações IB World School Alumnae Pais e Alunos
COLÉGIO MIRA RIO

Convívios do 8º, 9º, 10º e 11º anos

O PROGRAMA do Convívio do 10º e 11º anos

Dia 6, 4ª feira:

Saída do colégio- 16.45H

Chegada a Vale Côvo (Bombarral) e alojamento na Escola Casa Agrícola As Palmeiras

Conferência: “A ideologia de Género” – Professora Isabel Carmo Pedro

Jantar pic-nic (o colégio fornece farnel às alunas inscritas no serviço de refeitório; as que trazem o almoço de casa, deverão levar jantar)

 

Dia 7, 5ª feira:

Manhã: Visita às grutas da Moeda, em Fátima – programa “A Gruta e a Ciência”, dirigido a alunos do secundário.

                - Tempo livre e almoço pic-nic em Fátima (o colégio fornece farnel às alunas inscritas no serviço de refeitório; as que trazem o almoço de casa, deverão levar farnel ou dinheiro para a refeição)

Tarde: Visita ao Museu da Batalha – programa específico para alunos do Secundário

            Atividade lúdica em Óbidos

Noite: Jantar e revelação de talentos

 

Dia 8, 6ª feira:

Manhã: Trabalho num centro de apoio ao idoso

               Almoço

                Visita ao Centro das Caldas da Rainha

Regresso ao Colégio Mira Rio com a chegada prevista para as 16.00 H.

 

As alunas do 8ºano tiveram o seu convívio nos passados dias 10 e 11 de outubro.

Animadas de excelente disposição, e acompanhadas pela sua Diretora de Turma, profª Conceição Morão, e pela profª Fátima Fonseca, as alunas saíram do colégio logo ao princípio da manhã, em direção à Batalha, onde realizaram as duas  paragens previstas : primeiro, para uma visita explicativa do que foi a Batalha de Aljubarrota, num dos dois espaços pertencentes ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota – e em seguida, para uma visita guiada ao Mosteiro da Batalha. Esta tinha sido devidamente preparada pelas próprias alunas que, por iniciativa da sua Diretora de Turma, divididas em grupos, tinham a incumbência de pesquisar informação e preparar um pequeno jogo de perguntas e respostas para as colegas. Seguiu-se o almoço - picnic, após o qual o grupo se dirigiu para o Campo de S. Jorge, na sede do Centro de Interpretação da batalha de Aljubarrota ( que substituiu o antigo museu militar). Aí tiveram oportunidade de  continuar a visita iniciada de manhã, guiadas por uma profissional de grande qualidade, cujas explicações foram atentamente seguidas pelas nossas alunas. Tanto da parte da manhã, como da tarde, as alunas assistiram a dois documentários muito bem feitos, e com modernas tecnologias, que lhes permitiram compreender a situação que se vivia em Portugal, quando da crise política de 1383-85,  “imaginar” a Batalha de Aljubarrota e compreender o papel de grandes vultos da História de Portugal.

Em seguida, as alunas puderam visitar o sítio da Nazaré e conhecer in loco a lenda de D. Fuas Roupinho. Findo o programa deste 1º dia, dirigimo-nos ao Bombarral, à antiga Escola Profissional, onde fomos muito bem recebidas e ficámos muito bem alojadas . Ali jantámos e à noite, realizaram-se animados (e proloooooongados !) jogos noturnos...

Na manhã seguinte, o tempo continuava muito agradável, e esperava-nos um programa não menos animado e interessante! Passámos a manhã em Óbidos, onde após uma excelente visita guiada, as alunas fizeram um “renhido” peddy-paper, divididas em grupos de três ou quatro alunas, tendo sido nomeados três grupos de premiadas, mas as primeiras vencedoras foram as alunas: Teresa Mello Ribeiro, Rosário Martins e Sofia Gonçalves. O objetivo era responder acertadamente, a todas as perguntas incidentes sobre as explicações histórico-culturais recebidas, no mais breve espaço de tempo, tendo para isso que percorrer vários dos locais e ruas de Óbidos!

Dirigimo-nos depois, para as Caldas da Rainha, onde fizemos um almoço picnic no Parque principal. Aí ouvimos as interessantes explicações das alunas com tal encargo, e  ainda houve tempo para uma breve visita, a pedido insistente das alunas!, ...ao centro comercial da cidade, ali mesmo ao lado, para umas compras de última hora. No regresso, sempre muito bem guiadas por um motorista competente e cuidadoso, as alunas, quase todas, adormeceram profundamente ( vá-se lá saber porquê??? )  e as professoras ficaram agradecidas...À chegada era geral e bem visível, o contentamento por aqueles dois dias bem passados!

 Convívio do 9º ano A e B

            Dia 6 novembro – Corunha  

            Dia 7 novembro – Corunha           

            Percurso pelo Passeio Marítimo.Visitas  ao Aquarium Finisterrae, à Torre de Hércules, e à “Domus”. Passeio pelo Centro Histórico da cidade;  tempo livre. 

            Dia 8 novembro- Santiago de Compostela;

            Visita à Catedral e passeio no centro histórico. Viagem de regresso.

            Professoras acompanhantes: Assunção Rolim; Inês Ângelo; Leonor Silva Santos; Margarida Nunes e Teresa Espregueira (Colégio Horizonte)

 

 

Galeria