Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Cookies

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fechar    Colégio Candidaturas Oferta Educativa Informações Alumnae Pais e Alunos
COLÉGIO MIRA RIO

Estágios das alunas de Biologia nos Laboratórios do INIAV

No âmbito da disciplina de Biologia e com o objetivo de dar a conhecer o dia a dia de um investigador, as alunas do 12º ano estiveram na semana de 8 a 12 de janeiro a realizar um estágio nos laboratórios do polo de Oeiras do Instituto Nacional de Investigação Agrícola e Veterinária (INIAV). No primeiro dia fomos muito bem acolhidas pela Doutora Amélia Lopes que nos falou sobre o Instituto e os seus objetivos institucionais e, em seguida, apresentou cada uma das alunas aos respetivos orientadores. Foram desenvolvidos trabalhos nos Laboratórios de Entomologia, Sementes, Micologia, Herbologia, Nemátodos, Palinologia e Saúde Animal. Ao longo da semana as alunas tiveram alguma aulas teóricas mas a maioria do tempo foi dedicada a desenvolver diferentes atividades práticas enquadradas nos trabalhos de investigação e serviço à comunidade desenvolvidos pelos distintos grupos. No final da semana cada aluna recebeu um diploma de participação e foram todas estimuladas a começar a construção de um curriculum com este documento.
Aqui ficam alguns testemunhos das alunas:
 
“Foi uma semana muito enriquecedora , uma vez que tivemos a sorte de ter uma grande variedade de atividades que se enquadravam em vários temas e laboratórios mas que de alguma forma se complementavam.”  Margarida F. M. e Joana C.
 
“Aprendemos o que é o trabalho de um investigador. Foi uma experiência gratificante, fomos bastante bem recebidas por todos e todos se disponibilizaram para nos ajudar e responder às nossas questões.” Bruna T., Catarina L., Leonor C. e Marta R.
 
“Este estágio acabou por ser uma experiência incrível e bastante enriquecedora que superou as nossas espectativas, Na verdade nós achávamos que iríamos acompanhar o trabalho quotidianos dos investigadores, mas o que de facto aconteceu foi que eles adaptaram a semana de modo a fazer-nos sentir investigadores, tal como eles.” Ana Paula C. e Margarida F.
 
“Ao longo desta semana conseguimos perceber a natureza do trabalho laboratorial e em que consiste a vida de um investigador. Gostámos imenso desta experiência que nos permitiu, numa vertente mais prática, compreender melhor a nossa vocação a nível profissional.” Mariana R. e Margarida F.
 
“As investigadoras que nos acompanharam foram incansáveis na explicação de conceitos e experiências (...). A semana foi muito bem planificada pelo que nunca ficamos paradas ou sem trabalho. A proposta de elaboração de um relatório, após as experiências, ajudou-nos na síntese, compreensão e absorção do tema em estudo. Apesar de termos gostado do estágio e sabendo que foi uma experiência enriquecedora, chegamos à conclusão que a vida de investigadora e engenheira (em particular de plantas) não se adequa aos nossos maiores interesses. Apoiamos a ideia do estágio pois é uma semana diferente e mais “real” de certa maneira.” Maria do Rosário M. e Júlia C.
 
“Este estágio, embora tenha confirmado a minha ideia de que não estou a pensar procurar trabalho na área da investigação, também me demonstrou que não é a pior opção para uma área de trabalho a possivelmente escolher.” Rosário C. C.

Galeria