Visita do 1º ano à Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro

No passado dia 24 de janeiro, de manhã, as alunas do 1º ano realizaram uma visita de estudo à Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, que se localiza em Telheiras, a 10 minutos a pé do nosso Colégio.

Enquanto a atividade estava a ser preparada, as alunas exploraram o Espaço Infantil da Biblioteca que, para além de conter várias estantes com livros para crianças de todas as idades, estava equipado com confortáveis “puffs”, cadeiras e até um baloiço de leitura, onde aguardaram ansiosas.

A atividade realizada consistiu na leitura dramatizada da obra “O livro sem bonecos” de B.J. Novak. Este é um livro diferente dos habituais pois, não contendo qualquer ilustração, incutiu nas alunas a ideia muito poderosa de que a palavra escrita pode representar uma fonte de diversão e alegria.

A esta leitura seguiu-se a criação em grupo de uma história emocionante que incluiu um pássaro e uma escada vermelha.

De seguida, as alunas realizaram um jogo silábico coletivo e posteriormente, cada turma elaborou um painel gigante, no qual ilustrou os “bonecos” mencionados no "Livro sem bonecos”.

Este painel foi levado para o Colégio, onde ficará exposto para que todos possam desfrutar um pouco desta história tão cativante.