Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Cookies

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fechar    Colégio Candidaturas Oferta Educativa Informações Alumnae Pais e Alunos
COLÉGIO MIRA RIO

Viver o advento em família

No passado dia 3 de dezembro, a Colaboração Familiar das turmas A e B do 1º ano organizou uma agradável tarde de convívio para todas as famílias, para ajudar a montar os presépios de ambas as turmas.

Na primeira parte da tarde, foi oradora a convidada especial Sofia Guedes, mentora do projeto “Presépio na Cidade”. O Presépio na Cidade é um projeto de leigos católicos que nasceu em Lisboa no ano 2000 “com a intenção de celebrar em grande festa o Nascimento de Jesus, convidando a cidade a aproximar-se e a participar deste grande Acontecimento” [1], e que todos os anos tem continuado um trabalho que depende quase exclusivamente de voluntários. A Sofia contou-nos como o Presépio tem mudado a vida das pessoas, revelando inclusive a história de um senhor que, sendo sem abrigo, mudou de vida graças a este projeto e que hoje também é voluntário. No âmbito das diversas iniciativas que propõe, este ano a sugestão era fazer umas bolsas com uns terços e um guião para ensinar a rezar, podendo ser guardado ou ser feito em quantidade para, por exemplo, ser distribuído nas prisões.

O mote foi lançado e, assim, na segunda parte da tarde, pais e filhas juntaram-se com linhas e agulhas, pistolas de cola quente, tubos de cola, esferovite e algodão, para fazerem as bolsinhas para os terços e as ovelhinhas para o presépio da sala, que representam cada aluna. O Rev. Pe. Pimentel veio também para benzer os presépios das duas salas, bem como os terços que cada família levou para casa.

Foi uma tarde muito alegre, aquecida pelo ambiente natalício com que foi vivida, em que se descobriram alguns talentos escondidos e que, à boa maneira portuguesa, como não podia deixar de ser, terminou com um lanche partilhado, regado de sumo e muitas e boas gargalhadas (e já a congeminar a próxima a atividade) …

[1] www.presepionacidade.org

Galeria