Projecto Educativo

"O nosso projecto educativo olhando cada aluno como uma pessoa, proporciona uma educação abrangente, atenta aos aspectos académicos e humanos, numa perspectiva cristã”

- Folheto Fomento

Uma educação de qualidade deverá ser personalizada, completa e coerente, atendendo às características próprias de cada aluno. Deverá igualmente potenciar o seu desenvolvimento pleno e prepará-lo para desempenhar um papel ativo e responsável numa sociedade em contínua mudança.

O Projeto Educativo do Colégio Mira Rio assenta em três pilares:

1. A Educação Personalizada;
  2. A Educação Diferenciada;
  3. A Educação Integral.

1. Educação Personalizada

Com a ajuda de uma precetora, figura-chave na educação personalizada que estabelece a ligação colégio-família, são propostas metas académicas e de formação pessoal, de acordo com o nível etário e com a realidade pessoal e familiar de cada aluna.

No precetorado, a professora e a aluna constroem um plano de estudo personalizado, tendo em conta o tempo disponível e o contexto familiar da aluna, as suas dificuldades e os seus pontos fortes. É nesta conversa entre precetora e aluna que se abordam temas como:

• A aprendizagem: estratégias de aprendizagem, métodos de estudo, horário de estudo;
  • A personalidade da aluna: a sua organização, motivação, alegria e receios;
  • A convivência social: a sinceridade, o companheirismo, a solidariedade, a tolerância, a generosidade.

2. Educação Diferenciada

Desde a sua fundação que os Colégios Fomento seguem o modelo de educação diferenciada (www. easse.org) a partir do 1º ciclo.

Com este modelo, respeitam-se as diferenças entre os ritmos de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e maturidade dos rapazes e das raparigas. As escolas que, no mundo inteiro, o utilizam atingem um elevado rendimento académico, potenciam o desenvolvimento intelectual e a formação social e humana de raparigas e rapazes, proporcionando-lhes uma realização profissional, em plano de igualdade.

Diversos estudos revelam as vantagens da educação diferenciada:

• Permite um melhor e mais harmónico desenvolvimento da personalidade;
  • Facilita o processo de socialização;
  • Fomenta a excelência académica;
  • Aumenta a autoestima.

3. Educação Integral

Para além do plano curricular de estudos, o Colégio Mira Rio promove, para cada ano de escolaridade, um Plano de Formação de Alunos (POFA), através do qual se pretendem desenvolver competências, capacidades e virtudes humanas, de modo a que cada aluna se desenvolva de uma forma equilibrada e harmoniosa.

O POFA inclui atividades e estratégias que incidem sobre as dimensões física, intelectual, cívica, cultural, social, afetiva/emocional e moral/espiritual das alunas.

LIGAÇÃO FAMÍLIA-COLÉGIO

Só é possível uma educação de qualidade quando a família e o colégio partilham valores e princípios educativos.

Os pais mantêm uma relação pessoal e contínua com o colégio, sobretudo através da preceptora, que se assume como colaboradora dos pais na tarefa de formar e educar as alunas, respeitando sempre as opções de cada família.

O Colégio proporciona aos pais, para além das reuniões trimestrais, diversas atividades de formação pessoal e de orientação familiar, para os ajudar na missão de primeiros e principais educadores dos seus filhos.

Em cada turma existe um conjunto de pais encarregados, a colaboração familiar, que promove atividades para os pais e para as famílias de modo a facilitar a sua integração no colégio.

USO DE UNIFORME

O uso do uniforme é uma componente importante no Projeto Educativo dos Colégios Fomento. Por isso, todas as alunas devem andar corretamente uniformizadas. A colaboração dos pais neste aspeto, como aliás em tantos outros, é indispensável para atingir esse objetivo.

Existe, no Colégio, o Banco do Uniforme, onde as famílias poderão adquirir peças usadas a preços mais acessíveis.

Nas aulas de Educação Física também é obrigatório o uso do equipamento de desporto próprio do Colégio.

PROJETO CURRICULAR

O Projeto Curricular do Colégio Mira Rio estabelece a estrutura curricular e as prioridades pedagógicas assumidas para cada ano letivo.

Este Projeto tem como referência os Curricula nacionais, as aprendizagens fundamentais a ter em conta nas diversas áreas e a população alvo do Colégio com as suas características próprias. É elaborado a partir das opções tomadas pelos diversos órgãos colegiais (Direção e Conselho Pedagógico), tendo em conta os contributos dos Departamentos, das Equipas Educadoras e da Colaboração Familiar.

Do Projeto Curricular destacamos os seguintes componentes:

1. PROJECTO MIRA CIÊNCIA

O Projeto Mira Ciência tem como principais objetivos:

• Melhorar significativamente a qualidade do ensino das ciências.
  • Criar um espaço em que diferentes temas sejam tratados transversalmente, obrigando ao diálogo interdisciplinar.
  • Introduzir o Método Científico como ferramenta de trabalho.
  • Promover exponencialmente a utilização das novas tecnologias.
  • Garantir que as alunas desenvolvem competências fundamentais para o futuro, como: escolher e trabalhar criteriosamente fontes bibliográficas, escrever monografias, fazer posters, resumos e apresentações orais.
  • Fomentar o trabalho científico rigoroso, alicerçado em sólidos princípios éticos.

2. ESTUDO ACOMPANHADO

1. Planos de apoio educativo (Recuperação).
  2. Aprender a Aprender – métodos de estudo.
  3. Monitorado.

3. REUNIÃO DE TURMA

A programação dos tempos de Reunião de Turma é da responsabilidade da Diretora de Turma, tendo como ponto de partida o Programa de Formação de Alunos (POFA).

Temas gerais do POFA:

• Formação do carácter
  • Virtudes humanas
  • Educação da afetividade
  • Importância do trabalho bem feito
  • Valores cívicos e solidariedade
  • Educação ambiental
  • Educação do consumidor
  • Educação para a arte e para o belo
  • Educação para a saúde física e mental

Eventos em Destaque

15 Dezembro 2017