História

Os Colégios Fomento nasceram por iniciativa de um grupo de pais em 1978. Integrado neste projeto, o Colégio Mira Rio foi fundado por famílias e para as famílias, apoiando-as na educação das suas filhas.
Toda a conjuntura socio-política da época levou a que as famílias fundadoras sentissem verdadeira necessidade de se apoiar num Projecto Educativo que desse continuidade ao trabalho educacional efetuado em casa.

A moradia escolhida para o Colégio Mira Rio revelou-se rapidamente insuficiente para o número de alunas que iam sendo inscritas pelo que, pouco tempo depois, houve necessidade de adquirir mais uma moradia para acolher todas as alunas. As duas moradias ficaram familiarmente designadas por Mira Rio 1 (Infantil, 1º CEB e 5º ano) e Mira Rio 2 (6º ano, 3º CEB e Secundário).

Em Setembro de 2017, a inauguração das novas instalações, em Telheiras, é um sonho de muitas gerações tornado realidade. As novas instalações permitem agora alunos desde a Creche até ao 12º ano.

O crescimento e o desenvolvimento do Colégio Mira Rio entrelaça-se desde o início com a história das muitas famílias que o compõem. A alegria, a vivacidade das alunas e o espírito de respeito e solidariedade tornam o ambiente vivido no Colégio único, de uma riqueza tal que, quem nele estudou ou estuda, trabalha ou confia diariamente as filhas, aprecia e dele não abdica.

Atualmente há já no corpo docente do Mira Rio antigas alunas das primeiras gerações formadas no Colégio. Além disso, muitas mães das atuais alunas foram igualmente antigas alunas do Colégio, o que expressa que o sucesso académico, o bem-estar das alunas e o ambiente de família se multiplica através das gerações.

O lema impresso no escudo do Colégio “Mirare impetum fluvii” (Olhai o ímpeto do Rio) remete para o Rio Tejo, que se avistava das instalações iniciais no Restelo, e para a motivação e energia com que cada aluna dele sai para contagiar a sociedade com os valores humanos e profissionais em que foi formada.

16 Outubro 2017

1ª Missa no novo Colégio